sábado, 15 de maio de 2010

MOSTRA ANTÍDOTO DE FILMES NO CINEMA NA LAJE

.
.
NESTA SEGUNDA-FEIRA O CINEMA NA LAJE
APRESENTA 2 DOCUMENTÁRIOS:
"O Menino Aranha" de Mariana Lacerda
"Favela no ar" de Ivan Vale Ferreira
. Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade.Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte. As exibições ficam por conta da Paco´s Vídeo.O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.
A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.
.
MOSTRA DE FILMES ANTÍDOTO NO CINEMA NA LAJE
.
"Menino Aranha" de Mariana Lacerda
"Favela no ar" de Ivan Vale Ferreira
.
Dia 17 de maio às 20hs
.
Bar do Zé batidão
Rua Bartolomeus dos Santos, 797 Chácara Santana
.
Periferia-SP
.
.
Sinopse:
Menino Aranha
Mariana Lacerda, 13min, 2008
Uma real lenda urbana contada numa Recife da década de 1990.Lenda urbana real contada numa Recife da década de 1990, o documentário em curta-metragem, finalizado em 35 mm, conta a história de Tiago João, o Menino-aranha. Ele assombrou bairros nobres do Recife ao escalar prédios altos para roubar. Objetos de seus furtos: um pouco de comida, dinheiro, tênis, celulares – desejo de consumo de qualquer adolescente. Ele tinha 11 anos quando foi descoberto pela polícia – morreu dias antes de completar 18. Ao contar a história desse personagem que se tornou uma lenda do Recife, o filme Menino-aranha questiona a formação social das cidades e o funcionamento das unidades de recuperação de menores infratores do Brasil.Entre as várias premiações que recebeu, constam a de Melhor Diretor Estreante, no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, em 2008; e a de Melhor Documentário, no Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro, 2008. Menino-aranha passou, ainda, em diversos festivais nacionais e internacionais importantes em Portugal, México, Lituânia e França, como FID Marseille, onde foi exibido na programação da mostra intitulada “Heróis do Mundo”.
.
Favela no Ar
Ivan Vale Ferreira, 13 Produções, 2007, 52min
Uma co-produção internacional entre a brasileira 13 Produções, a dinamarquesa Rosforth e a sueca Stocktown, Favela no Ar retrata, na lata, o despertar do jovem pobre paulistano para a consciência social. É o capítulo paulistano da história cultural do respeitado rap nacional na voz de seus principais expoentes:Dexter, Afro-X, Sabotage, KL Jay, Xis, Helião, Sandrão, Negra Li, DJ CIA.A auto-recuperação de Dexter e Afro-X por meio do rap, a última entrevista gravada de Sabotage, o fortalecimento do movimento hip-hop com a sigla 4P – Poder Para o Povo Preto –, o dilema da exposição na mídia no entender de KL Jay e no contraponto informado de Xis, o poder transformador do hip-hop como movimento local na voz do RZO...
Favela no Ar marca a batida deste movimento de muitos movimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário